WATCHLIST

10 fatos sobre Harry Potter que você provavelmente não sabia

Harry Potter foi e ainda continua sendo um dos maiores fenômenos pelo mundo. A saga durou 10 anos e mesmo assim ainda arrasta as novas gerações para o universo mágico de Hogwarts. E quem é fã, adora caçar detalhes de bastidores, né? Pensando nisso, e como potterhead que sou, separei 10 fatos interessantes da saga para alimentar nosso fã interior, dá uma olhada:

1 – Um dos principais desfechos finais da série foi escrito em um esboço ainda no primeiro ano

Hagrid (Robbie Coltrane) e Harry (Daniel Radcliffe) em ‘Relíquias da Morte – Parte 2’ – Foto: Reprodução/WarnerBros

A cena emocionante onde Hagrid carrega Harry “morto” em seus braços para fora da floresta foi pensada por J.K. Rowling logo no primeiro ano de escrita da saga.

Em entrevista aos bastidores de ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2’, a autora revelou que Hagrid poderia ter morrido de várias formas que agregariam na história, mas que ela sempre imaginou que o desfecho onde Harry é trazido de volta a vida teria que ser feito com o guardião de Hogwarts, por isso o poupou até o último filme.

Ela ainda disse que gosta do fato de Hagrid ser a mesma pessoa que o levou ao mundo e a que o traria de volta.

Arrepia, né?

2- Os nomes das casas de Hogwarts foram inventados de forma inusitada

Chapéu Seletor definia a casa que cada aluno faria parte – Foto: Reprodução/WarnerBros

A autora foi questionada por algumas crianças em uma entrevista sobre como ela inventou os nomes das casas de Hogwarts e a resposta foi a mais sincera possível: “Eu inventei os nomes das Casas escrevendo na parte de trás de um saco de enjoo de avião! Isso é verdade. Eu adoro inventar nomes, mas também coleciono nomes incomuns, para poder olhar meu caderno e escolher um que se adapte a um novo personagem.”

Essa você não esperava, né?

3- Arthur Weasley iria morrer nos filmes

Arthur Weasley (Mark Williams) e Harry Potter (Daniel Radcliffe) – Foto: Reprodução/WarnerBros

J.K sempre deixou claro que os a saga de Harry Potter não era um conto de fadas e como tal, no caminho, alguns personagens poderiam morrer e Arthur foi um foco dela. A autora revelou em entrevista, que após o ataque que ele sofre de Nagini em ‘Ordem da Fênix’ sua ideia era matá-lo.

Mas ela desistiu depois de pensar bem e perceber que ele era um dos únicos pais ‘bons’ que ainda restavam na trama. (obrigado por não matar o ícone maioral)

Mas, há personagens que ela não tinha planos de matar, mas deu um fim trágico. Lupin e Tonks tiveram um fim bem triste na batalha final de Hogwarts. A autora disse que uma das coisas mais devastadoras de uma guerra são as crianças deixadas para trás. A saga começa com Harry sendo deixado após a morte dos pais e ela queria que o fato se repetisse, por isso, o filho de Lupin e Tonks sobrevive após o assassinato deles.

E cabe a vocês escreverem um spin-off!

+Leia também: Mega lista dos episódios de natal das sitcoms que amamos

+Leia também: Estefanía Villarreal: Por onde anda a Celina de Rebelde?

4- Os Dementadores em Harry Potter são baseados na luta de J.K. Rowling contra a depressão após a morte de sua mãe

Dementadores assombravas os bruxos em ‘Harry Potter’ – Foto: Reprodução/WarnerBros

Em entrevista à Oprah, J.K. revelou que após a morte de sua mãe em 1990, ela entrou em um estado de depressão, uma doença difícil de explicar. Por isso, os Dementadores se alimentam de emoções humanas, além de trazerem o vazio e ausência de sentimento.

5- Harry não tem os olhos verdes nos filmes por uma boa razão

Harry tem os olhos azuis nos filmes – Foto: Reprodução/WarnerBros

Quem é fã mesmo e leu os livros, sabe que Harry Potter é uma franquia que saiu das páginas e virou sucesso nas telonas, mas mesmo assim, sofreu algumas mudanças na adaptação, o que é normal. Uma alteração significativa é a cor dos olhos do bruxo que nos livros é verde, mas nos filmes Daniel Radcliffe manteve seus olhos azuis de nascença.

Na pré-produção de ‘Pedra Filosofal’, consultaram J.K e deram duas opções para a situação: usar lentes de contato ou mudar a cor dos olhos na pós-produção e perguntaram quão importante era manter essa característica no personagem.

Ela respondeu que a cor em si não era tão importante, mas que Harry era conhecido por ter os ‘olhos da mãe’, ou seja, a cor dos olhos da atriz precisaria parecer com os dele.

Então, manteve-se os olhos azuis do ator que não recebeu bem as lentes verdes. Ele também era alérgico aos óculos, o que o fez desenvolver acne.

6- J.K. reconheceu que Harry e Hermione poderiam ter funcionado juntos

Harry (Daniel Radcliffe) e Hermione (Emma Watson) em ‘Harry Potter’ – Foto: Reprodução/Warner

Em uma entrevista com Emma Watson em 2014, a autora disse que em alguns aspectos Harry e Hermione funcionavam melhor juntos e ela sentiu isso fortemente quando escreveu a cena da tenda onde os dois ficam sozinhos em ‘Relíquias da Morte’. Ela ainda disse que não tinha revelado isso a ninguém, mas quando Steve escreveu o roteiro da cena, ele sentiu a mesma coisa.

Ela ainda revelou que a relação de Ron e Hermione tinha que acabar daquele jeito por tudo que foi construído pelo enredo que ela inicialmente imaginou e se manteve assim até o final.

7- O teste de Rupert Grint foi incomum

Ron Weasley (Rupert Grint) em ‘Harry Potter’ – Foto: Reprodução/WarnerBros

Rupert conta que descobriu na época que o teste poderia ser feito mandando um material e algumas informações para a Newsround e foi o que ele fez!

O pequeno fez seu próprio vídeo fingindo ser sua professora de teatro e um rap de sua própria autoria falando de como ele queria ser Ron e enviou.

Outra curiosidade é que Tom Felton fez teste para Ron e Harry antes de ser escalado como Draco Malfoy.

Quando é pra ser, não tem como, né?

+Leia também: Crítica: ‘Um Match Perfeito’ nos faz refletir sobre aparência e autoestima em relacionamentos

+Leia também: 5 comédias românticas com Larissa Manoela

8- J.K. conversou com Alan Rickman sobre alguns desfechos de Snape

Snape (Alan Rickman) em ‘Harry Potter’ – Foto: Reprodução/WarnerBros

J.K contou a Alan muito cedo que Snape era apaixonado por Lily e por isso que ele odiava o pai de Harry, que fez projetar essa implicância com o bruxinho. Isso o ajudou na construção do personagem.

9- A atriz que interpretou a ‘Murta que geme’ em ‘Câmera Secreta’ era mais velha do que uma estudante

Murta que geme (Shirley Henderson) em ‘Harry Potter’ – Foto: Reprodução/WarnerBros

Shirley Henderson interpretou a ‘Murta que Geme’ no segundo filme da saga. A personagem era um fantasma de uma menina de 14 anos que foi morta pelo olhar do basilisco e na época, ela tinha 36 anos.

Ela ainda revelou à BBC que interpretar um fantasma foi mais difícil que uma pessoa real por causa de tudo que ela tinha que fazer para facilitar a pós-produção nos efeitos visuais e ainda assim, se preocupar com a atuação, mas que no final foi muito divertido.

10- Helena Bonham Carter manteve seus dentes de Bellatrix

Bellatrix Lestrange (Helena Bonham) em ‘Harry Potter’ – Foto: Reprodução/Warner

Helena Bonham deu vida a polêmica vilã Bellatrix Lestrange na trama e a atriz usava uma espécie de dentadura para modificar seus dentes para a personagem. Ela gostou tanto dos novos dentes que guarda até hoje em seu banheiro para vez ou outra colocar e relembrar da Bellatrix.

BÔNUS ‘De Volta a Hogwarts’

Rupert, Emma e Daniel em ‘De volta a Hogwarts’ – Foto: Reprodução/HBO Max

O especial de 20 anos ‘De Volta a Hogwarts’, promovido pela HBO Max, traz nostalgia aos fãs que cresceram junto com o elenco, que hoje já são veteranos que tem orgulho de ter participado desse produto de projeção mundial.

No especial, Tom Fenton, o Draco, faz algumas confissões divertidas, mas uma chama atenção: ele disse que na época, via os atores aclamados do elenco no set pela primeira vez e não tinha a menor ideia de quem eram. Ainda é revelado também sobre a preocupação dos diretores na estratégia para lidar com um espaço tão cheio de crianças, além da fase de descobertas com os hormônios da adolescência. A gente ama uma fofoca juvenil!

Emma Watson também revelou no especial ter pensado em desistir no meio do caminho porque a fama atingiu muito sua vida pessoal e família. Na época, um plano foi criado pela equipe executiva da saga para as questões da vida das crianças como atores. A estratégia era que eles lidassem com tudo de forma mais fácil, mas mesmo assim foi impossível proteger os jovens dos efeitos da fama.

Mas o fato mais interessante disso tudo é saber que mesmo depois de 20 anos, ainda somos contemplados com materiais inéditos do universo bruxo. 2022 já começa com o especial ‘De volta a Hogwarts’ com a reunião do elenco e ainda teremos mais um filme da saga ‘Animais Fantásticos’, em abril. Enfim, ser potterhead é bom demais!

Qual fato te surpreendeu mais?

Recomendamos 👇