O final do Batman de Robert Pattinson finaliza a história do 1º filme e já deixa em aberto algumas tramas que podem ser exploradas. Mas por agora, vamos nos concentrar no final do primeiro longa e o que ele representa para o herói, além do que vem pela frente.
Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers
The Batman segue Bruce Wayne em seu segundo ano de combate ao crime na escura Gotham City. Sendo relativamente novo no ‘cargo’ de justiceiro, ele procura entender alguns mistérios. A relação com o Charada é um deles, seguido do mistério em volta da morte de seus pais: Thomas e Martha Wayne. No meio disso, outros crimes rondam o Cavaleiro das Trevas.
O filme como um todo se concentra em construir as histórias que vão se desenrolar no decorrer dos outros filmes, e alguns eventos desse primeiro filme já nos revelam algumas teorias do caminho que podem seguir, confira:
O Plano do Charada em ‘The Batman’
O filme em alguns momentos traça o Charada como um justiceiro, assim como o Batman, porém, ele tinha outras revoltas por trás das mortes que causou.
Seu maior plano era proporcionar a mudança que Thomas Wayne tinha proposto para Gotham. Porém, ele acabou morrendo e o plano caiu no esquecimento.
Por isso, Edward se tornou o Charada, para fazer justiça com as próprias mãos contra políticos e policiais corruptos. Thomas tem uma ligação grande com o futuro do vilão. Após crescer órfão e se tornar contador, ele descobriu tudo que estava por trás do plano de reconstrução da cidade proposto pela família Wayne.
A Renovação beneficiaria Edward, então, ele resolveu se vingar de todos que prejudicaram que ela acontecesse, até Bruce. Para ele, o garoto órfão recebeu atenção imerecida, o que tirou o foco do que realmente importava.
Ele também achava que Falcone e os outros representavam o efeito dominó do que seria a reconstrução de Gotham e a diminuição da corrupção que estava instalada.
Sua ação final foi causar um inundamento da cidade, forçando que essa ‘mudança’ acontecesse, começando do zero, como uma verdadeira renovação.
Quem Matou os Pais do Batman nesse universo?
Sabemos que aqui é um dos motivos que fez o justiceiro surgir. Mas em ‘The Batman’, o foco nessa parte é diferente do que conhecemos. O assassinato dos pais do Bruce não se concentrou apenas na morte como consequência da criação do vigilante, mas sim na descoberta de quem realmente matou os pais dele.
Tanto nos quadrinhos, quanto nos filmes que já conhecemos, o culpado é Joe Chill, mas aqui também temos Carmine Falcone e Salvatore Maroni como suspeitos.
O novo Coringa de Barry Keoghan
Conhecemos sutilmente o novo Coringa deste universo e mesmo que a história dele com o Batman de Robert Pattinson seja desenvolvida mais pra frente, já dá pra gente criar algumas teorias.
Sabemos que ele está em Arkham e já tem sua gangue de palhaços, o que nos revela que já existe uma atuação prévia no crime. Sabemos também que ele sempre vai para esse lugar depois de travar lutas com Batman, embora a gente não saiba ainda se eles já tiveram embates diretos nesse universo.
Podemos esperar daqui pra frente uma possível união entre o palhaço e o Charada. Quando os dois se encontram na prisão, ele lança um enigma: “Quanto menos deles você tiver, mais vale um”. E qual é a resposta? Um amigo. Será que teremos uma parceria contra Batman no próximo filme?
A conexão do Charada com o Batman
Um ponto importante no filme é quando um dos capangas do Charada é desmascarado pelo Batman e diz: “Eu sou a vingança”. Ele nada mais é do que um cara que aparece no funeral do início do filme e que não gosta dos funcionários da cidade.
Ele falando essas palavras nos revela que os próprios vilões de Gotham estão procurando suas vinganças. Temos isso claro tanto com a gangue de palhaços possivelmente liderados por Coringa, quanto nos bandidos que se aliaram ao Charada.
Pinguim
‘Pinguim’ terá seu próprio spin-off pela HBO Max, o que nos trará algumas respostas. A série será ambientada logo após as inundações de Gotham. As suas ações em ‘The Batman’ vão impactar diretamente no seu futuro como antagonista.
A série vai se inspirar nos quadrinhos Batman: Terra de Ninguém, depois da cidade passar por um terremoto e ficar destruída. Como o local fica vazio, vários vilões tomam posse dos territórios, o que impacta em um guerra com Batman. Poderemos ver essa adaptação para o futuro de Pinguim.
O que a Partida da Mulher-Gato nos Revela?
A maior revelação que temos nessa parte da história não é a partida da Mulher-Gato, já que ela deixa em aberto uma possível volta, porém, o que mais nos intriga é o local que ela diz estar indo: Bludhaven.
Esse lugar te lembra algo? Sim, é a cidade onde Dick Grayson vai nos quadrinhos ao se transformar no Asa Negra. Porém, sabemos que nem Robin ainda existe já que Batman atua como vigilante há apenas 2 anos. Mas, nada impede de sermos apresentados a um jovem Dick Grayson no próximo filme.
Ou também podemos entender que neste universo a origem do Asa Noturna pode ser diferente, não tendo uma ligação direta com Batman.
No próprio filme vimos mudanças sendo aplicadas com a Mulher-Gato sendo filha de Falcone. Nada impediria de vermos a história do Asa por uma nova perspectiva. Teremos que aguardar para ver.
O Crime em Gotham
Mais um spin-off está chegando. Aqui a HBO Max vai investir nos bastidores do Departamento de Polícia de Gotham durante o primeiro ano da carreira de Batman no combate ao crime.
‘Gotham PD’ deve partir da promessa do prefeito de reconstruir a cidade no final de ‘The Batman’. Então, a série ‘Gotham PD’ e a do Pinguim vão servir para mostrar duas perspectivas de Gotham.
Uma mostrando a reconstrução da cidade, tentando não se afundar novamente na corrupção policial que estava e outra com os bastidores do crime. Tudo isso pode servir como base da construção de ‘The Batman 2’, mesmo com uma delas se passando antes dos acontecimentos do primeiro filme.
O Final de Batman
Já falamos dos impactos futuros que a saída da Mulher-Gato pode causar na história, mas uma de suas ações já vai impactar na mudança do Batman no presente.
O que o impede de ir embora junto com ela, é ver o Batsinal no céu. Ali, ele entende seu novo papel em Gotham City, não sendo apenas o ‘Vingança’, mas alguém que tem um compromisso contra o crime da cidade.
A cena final em que ele vê a Mulher-Gato sumindo na névoa e depois olha pra frente, lembra o final do filme ‘O Cavaleiro das Trevas’, em que Batman desaparece na noite.
Porém, aqui ele não deve desaparecer por anos como na história que já conhecemos. Agora, ele reconhece que precisa corrigir alguns pontos, principalmente sobre os eventos com o Charada, mas também nos mostra que está se preparando para uma nova jornada.
O Batman Não é Mais Movido Pela Vingança?
Ao longo do filme vemos o empenho de Bruce pelo fim da corrupção em Gotham City e pela busca da vingança pelo assassinato dos seus pais.
Até aqui, vemos uma semelhança entre ele e Edward, o Charada. Porém, a revolta do vilão também se dá com Bruce. Muito pelos privilégios que ele teve no decorrer da vida e que Edward, assim como a maioria dos órfãos da cidade, não teve.
Porém, os dois se diferenciam quando começam o embate entre eles. Batman acaba estendendo a mão para Gotham, procurando ser um caminho para a esperança e mudança da cidade.
Então, o Batsinal se torna um sinal para amedrontar os bandidos, mas também para servir de fé e esperança para uma cidade afundada em crimes e corrupção. Ele assume uma personalidade que orgulharia seu pai.
Fontes: Screen Rant
Leia mais desta coleção: