‘Um de Nós Está Mentindo’ chegou no Brasil no dia 18 de fevereiro pela Netflix e já está caindo no gosto do público. A série é baseada no livro de mesmo nome de Karen M.McManus, que foi seu primeiro lançamento, sendo publicado em 2017.
A trama segue 5 jovens diferentes entre si e que ficam juntos na detenção, porém, só 4 deles saem vivos desse dia. Simon morre após tomar água com óleo de amendoim, que ele era alérgico. Claro que os principais suspeitos são os outros 4 e no meio do caminho vários segredos pessoais são revelados.
- ‘Um de Nós Está Mentindo’, livro que inspirou a série, está em promoção na Amazon! Clique Aqui
Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers
Por ser uma adaptação, os fãs ficaram muito animados quando surgiu a notícia da adaptação para a TV. Por mais que tenham mantido a essência da história, algumas alterações mudaram alguns rumos da história. Listamos as principais diferenças do livro e da série na nossa lista de hoje, confira:
1- Jake não matou Simon no livro
A principal diferença entre a série e o livro com certeza é o desfecho da morte de Simon. Na série, Simon ingere conscientemente uma quantidade de óleo de amendoim para ter uma reação alérgica e assustar os outros 4 antes de ser levado pela enfermaria para ser salvo com uma caneta de adrenalina.
Porém, Simon sem nenhuma caneta disponível acaba morrendo e Jake fica responsável pelo aplicativo About That e por incriminar os 4 pelo assassinato.
Já no livro, o fim envolve mais tragédias. Simon morre nas páginas por suicídio. Ele acaba ficando obcecado por genocídios em escolas e queria fazer algo parecido, mas que fosse ‘memorável’ e conseguisse arruinar a vida de quem ele não gostava.
Por isso, ele instrui que Jake roube as canetas de adrenalina e plante-as em uma das mochilas dos 4 colegas para que levassem a culpa pelo crime.
+Leia também: Resumão completo da temporada 1 de “Um de Nós Está Mentindo”
2- A saída do armário de Cooper foi um negócio maior no livro
No livro, o fato de Cooper ser gay foi muito mais problemático que na série. Na versão impressa ele estava 100% no armário e ninguém sabia da sua orientação. Já na série, Keely, sua namorada já sabia de tudo e mantinha o relacionamento de fachada.
No livro, essa revelação interfere na sua vida esportiva, com diversos olheiros deixando de entrar em contato para oferecer uma vaga profissional para o atleta, além do pai ser bem mais duro com o filho até voltarem a ter uma boa relação.
A divulgação também foi diferente. Na série, o post foi alterado por Janae e no livro, quem mudou foi Jake, porque tinha vergonha do melhor amigo ser gay. O escândalo do Mississipi também não aparece no livro.
3- Nate e Bronwyn tinham mais espaço para o romance
Quem leu o livro se apaixonou pela relação que se construiu entre Nate e Bronwyn, com os dois assistindo filmes juntos, escapando da imprensa de moto passaram de forma rápida na série, mas no livro são mais detalhados. No livro, eles acabam juntos e na série não.
4- Jake não morre no livro
Sabíamos que Janae, como amiga de Simon, não concordou com a proporção que o plano iria tomar e foi isso que acabou fazendo Simon trazer Jake para assumir o About That após sua morte. Para calar Janae, Simon grava uma conversa com a amiga e a edita para parecer que ela era a culpada e faz chantagem com a jovem.
Na série, como vimos, Jake é morto após a sequência de perseguição com Addy e Janae na floresta antes de Cooper salvar as duas. No livro, isso tudo acontece, mas Jake acaba preso.
5- Maeve estava mais próxima dos 4 e não estava envolvida com Simon ou Janae
Na série, Maeve tinha uma relação mais próxima da irmã e dos 4 suspeitos, ajudando-os com a parte tecnológica da investigação própria deles. Porém, na série ela também ficou envolvida com Simon e Janae, causando brigas entre os dois, já no livro, a briga foi porque Janae não concordou com o plano de suicídio do amigo.
Além disso, o post no About That sobre Maeve no livro é um registro dela bêbada em uma festa, já na série é uma sexting da irmã de Bronwyn.
6- A professora de detenção era um professor no livro
Isso aí. Na série, foi dado mais destaque para a professora presente na detenção depois dela ser chantageada por Simon para colocar os 4 de Bayview na detenção com ele.
Já no livro, na verdade se tratava de um professor, o Sr. Avery, que não tem um papel importante no desfecho do crime e foi tirado de sala por causa de estudantes de outra escola pagos por Simon. Na série, a professora é tirada da sala por causa de stripers que Simon pagou.
7- Kris tinha um destaque menor
O caso secreto de Cooper tem um destaque menor no livro, porém, tem papel importante no desfecho do crime, pois foi ele que conseguiu entender que Simon estava triste e possivelmente teria cometido sucídio.
Já na série, Kris conhecia Nate, que era seu ‘fornecedor’ de drogas. Já no livro, Kris sabia que Cooper estava no ensino médio, mas na série não sabia e após a descoberta, eles passam um tempo separados.
Para os fãs da série, podem comemorar, pois o Peacock confirmou mais uma temporada para a série, que deve chegar no segundo semestre de 2022 nos EUA.
Fontes: Cinema Blend
- ‘Um de Nós Está Mentindo’, livro que inspirou a série, está em promoção na Amazon! Clique Aqui
Leia mais desta coleção:
Tudo o que sabemos sobre ‘Um de Nós Está Mentindo’
Ouça a trilha sonora completa de ‘Um de Nós Está Mentindo’
Um de Nós Está Mentindo: saiba quem é quem no elenco da série
Não sabe o que assistir? O Watchlist, nosso guia de filmes chegou no WhatsApp (https://bit.ly/guia-de-filmes-whatsapp) e Telegram (https://t.me/cafediversao)! Entre no seu preferido e descubra o que está escondido nos streamings.