Loki: Conheça a história completa e de onde parte a série

Se você tá bem perdido com a nova série do Disney+ sobre o Loki, mesmo depois dele ter morrido, fique sossegado que o Café+ trouxe um guia contando toda a trajetória do deus da mentira pra vocês saberem a linha do tempo correta de onde parte a nova série do Disney+. Bora lá!

+Leia também: Elite: Tudo o que já sabemos da 4ª temporada

+Leia também: Cruella: vale a pena pagar pelo filme no Premiere Acess?

Quem é Loki

Mas se você caiu de paraquedas e não sabe quem é o Loki, a gente te explica. Ele é um deus da mitologia nórdica e por ser o ‘rei’ da mentira, ele tem o poder de assumir formas de outras pessoas, super força, além de uma lábia muito boa que só um bom mentiroso tem, né não?

Mas, como já era de se esperar, a vida dos deuses também não tá nada fácil e eles claro que eles não escapam dos casos de família da ficção. Tudo começa lá no primeiro Vingadores, onde a gente começa a conhecer mais sobre Asgard. Loki é filho de Odin e irmão de Thor, que é o deus do trovão, além de ser o favorito para ser rei daquele povo. Claro que a relação da família acaba sendo o centro de toda a história que gira em torno deles, afinal, a maioria dos ganchos sempre surgiram por conta de problemas familiares.

Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston) sempre viveram em pé de guerra. Imagem: Reprodução/Marvel

Loki não é irmão de Thor de sangue

Mas o que a gente não desconfiava, é que o deus da mentira na verdade não é filho de Odin e lá no primeiro filme já descobrimos que ele é filho de  Laufey, rei dos Gigantes de Gelo, de Jotunheim. Depois de uma guerra com esse povo, ele foi levado por Odin para Asgard. O personagem começa como um coadjuvante meio cômico, mas depois vira o principal vilão contra os vingadores.

Leia também: Resumo completo da temporada 1 de Loki

O novo plano dele começa quando há uma aliança com alienígenas que ainda não sabíamos que eram comandados por Thanos na busca do tesseract. Em troca, o deus da mentira queria um grande exército para tomar o controle dos mundos e ser o rei que sempre achou que merecia ser. Claro que não ia ser fácil essa missão, né? Com isso, surgem os Vingadores, inclusive, seu irmão Thor que também faz parte do grupo que tenta impedi-lo de seguir com o plano de dominação.

Claro que no final ele acabou sendo preso e levado para Asgard pelo próprio Thor (Essa parte é importante). Lembra que dissemos que a relação familiar é a base da construção da história deles? Pois bem, no segundo filme do rei do trovão, conseguimos ver mais profundamente a ligação dos dois irmãos. Em paralelo, Asgard se vê ameaçada pelos Elfos Negros e depois de sua mãe ser morta, Thor não verá escolha, senão buscar ajuda familiar com Loki.

No final, Loki se ‘sacrifica’ para salvar seu mano e temos uma cena comovente dos dois. Lindo né? Se fosse verdade…. mas no final do segundo filme da trilogia descobrimos que na verdade ele usou seus poderes para se transformar em Odin e ficar em Asgard reinando no lugar do pai adotivo.

Loki em Thor: Ragnarok

Daí partimos para um pulo no tempo, no terceiro filme: Thor Ragnarok. Após passar um tempo viajando pela universo, Thor volta pra terra natal e se depara com um Odin e uma Asgard bem suspeitas regados com muita festa e vida boa. Claro que o deus da mentira ia ser desmascarado, né? Com isso, temos um novo episódio do nosso casos de família. Surge então mais uma irmã dos dois, Hela, a deusa da morte. Thor e Loki se unem para destruir a irmã, mas quando estão fugindo, acabam sendo enviados pela bifrost e cada um vai para um lugar. Na realidade os dois vão para o mesmo local, mas em tempos diferentes.

Hela (Cate Blanchett) surgiu para destruir Asgard. Imagem: Reprodução/Marvel

Hela então começa o processo de destruição de Asgard enquanto Loki está em Sacar. Depois de dias/meses Thor encontra o irmão lá. Nesse reino, Loki engana todo mundo se passando por uma boa pessoa, mas é desmascarado. Mais uma vez os dois concordam em se juntarem para salvar a terra natal contra o exército de Hela. Por fim, eles conseguem, mas não evitam o Ragnarok: a destruição de Asgard.

Thor consegue salvar o povo em uma nave e assume como rei do seu povo. Com os irmãos finalmente se entendendo e o fim da trilogia, temos a cena pos-crédito com a chegada do Thanos na nave, começando mais uma batalha. Em ‘Guerra Infinita’ temos a apresentação oficial do Thanos e o assassinato de Loki. E sim, ele morreu de verdade ali.

Thanos (Josh Brolin) e Loki (Tom Hiddleston) em ‘Ultimato’. Imagem: Reprodução/Marvel

Loki em Vingadores: Ultimato

Mas claro que não acabou ali. Em ‘Ultimato’, os Vingadores voltam no tempo, como você sabe e uma dessas passagens é o final do primeiro Vingadores, onde Loki consegue pegar o tesseract, a joia do espaço, que permite que a pessoa viaje por outros lugares, mudando aquele fato que comentamos no início (quando ele é preso e levado para Asgard). Nesse momento, ele quebra a linha do tempo principal e aí, em sua linha do tempo alternativa, o vilão cai na TVA, que é a agência que toma conta das variantes do tempo.

PRONTO! A partir daí seguimos a história da série ‘Loki’ com peisódios semanais no Disney+!

E aí? Preparado para a maratona? Se ainda não viu o trailer, confira:

Recomendamos 👇