Dark: o que aconteceu com os personagens no final?

Dark infelizmente chegou ao fim, nos deixando após explodir nossas cabeças por sua narrativa fora dos padrões e longe dos clichês de ficção científica. A série nos deixou com um final satisfatório, porém sem responder todas as perguntas e incógnitas que nos deixaram desde a primeira temporada. 

Vemos cada um explicando a maneira como entendeu o final ou a indignação por não ter entendido nada. Mas o que vamos tentar explicar para vocês, a partir de árvores genealógicas, o que aconteceu com os principais personagens no final e porque uns nem ao menos existiram.

1  – Família Kahnwald

Inês: existiria porém sem a máquina do tempo nunca encontraria Mikkel (que se tornou Michael), portanto ela teria existido mas poderia viver sozinha até o fim, sem adotar Mikkel e sem ter Jonas como neto. Ou outra possibilidade, é que sabemos que ela perdeu um filho, pode ser que no mundo original ela não o tenha perdido.

Michael:  Michael nunca teria feito a viagem no tempo e mais à frente já explico como nem teria existido.

Hannah: ela não teria conhecido Michael e nem se casado com ele, ela segue sua vida normalmente e por isso no final fica com Torben, que seria uma variante do que poderia acontecer com sua vida no futuro. Ela pode ter ou não o Jonas que a gente conhece (há teorias), mas mostra que sua personalidade nunca mudou e seu filho irá chamar Jonas por ser um nome que sempre achou bonito. Vemos também que ela nunca teria Silja sem a viagem no tempo, pois não conheceria o Eagon no passado.

Jonas/Adam: Jonas não seria filho de Michael, mas há teorias que poderia ser esse novo bebê de Hannah indicando de que alguma maneira ele poderia existir. Mas ele nunca se tornaria Adam, já que o motivo de existir Adam são as viagens no tempo.

Na série deixam em aberto dizendo que ele e Martha poderiam vir a existir em tempos diferentes.

 

2 – Família Nielsen

Agnes: não teria existido sem a viagem no tempo, mais à frente vocês vão entender.

Desconhecido: na realidade é filho de Jonas e Martha, como os dois não teriam existido consequentemente ele também não, portanto ninguém da linhagem Nielsen.

Tronte, Ulrich, Mads, Magnus, Mikkel: Sem Agnes e o Desconhecido Tronte não existiria, portanto Ulrich e Mads, assim como seus netos Magnus, Mikkel e Martha.

Jana: sua vida segue podendo ter outras variantes, sem casar com Tronte já que este não existe. Ela poderia ter saído de Winden ou ter casado com outra pessoa.

Katharina: nunca se torna uma Nielsen já que não teria conhecido Ulrich. Vemos ela no final já que sua família não depende da viagem no tempo, portanto a série não nos diz o que vai acontecer com ela, ou seja, mais uma com várias possibilidades no mundo original.

Martha / Eva: não existe no mundo original, mas como disse lá em cima ela e Jonas poderiam vir a existir no mundo original porém de outros pais ou tempos diferentes.

 

3 – Família Doppler

Greta e Bernd: não são alterados sem o nó, portanto seguem casados normalmente e criam Helge. O que descobrimos no final é que Bernd não é o pai de Helge, pois vemos Greta falar que Helge não era fruto de amor, o que dá a entender que ela foi estuprada e que Bernd casou com ela já grávida, esse pode ser um dos motivos de ela ser tão dura com o filho (há outras teorias). Mas é legal ver Bernd tratar Helge bem e como seu próprio filho, a diferença aqui para Bernd é que ele não conseguirá construir a usina, portanto, não irá causar o incidente de Winden.

Obs sobre o pai de Helge: se você pausar no momento em que Jonas leva um tiro e cai no chão entre a linha genealógica você pode ver como pai de Helge o nome: Anatol Veliev .

Helge: a diferença é que agora ela não vai ser atacado por Ulrich, portanto, não terá sua cicatriz no rosto e nem vai ter conhecido/ajudado Noah, nem viajado no tempo em nenhum momento. Não sabemos quando ou como, mas ele conhece Ulla e acaba tendo Peter.

Ulla: eu não lembro de vê-la na série, mas sei que Peter vai para Winden por causa dela, já que nos momentos finais de sua vida, ela revela que seu pai é Helge.

Peter: pelo que vimos no final Peter vai mesmo a Winden depois da morte de sua mãe, mas ele nunca vai conhecer Charlotte. No final vemos que ele fica com Benni/Bernadette Woller (antes Benjamin), e o que dá a entender que eles se relacionam desde que eram mais novos.

Franziska e Elisabeth: ambas não existiriam sem a viagem no tempo, já que também seus pais não se conheceriam.

Charlotte: ela não existiria pois sua mãe (que é sua filha) e seu pai necessitam da viagem no tempo para existirem também. Assim também não seria adotada por Tannhaus, não conheceria Peter e nem teria suas filhas (sendo que uma delas é sua própria mãe). Há uma teoria circulando que no mundo original a neta de Tannhaus que também é nomeada Charlotte poderia ser a Charlotte que conhecemos. Assim ela continuaria tendo uma ligação com Tannhaus.

 

4 – Família Tiedemann

Doris e Eagon: Ambos não são afetados no mundo original e continuariam existindo e teriam Claudia normalmente, pode ser que continuariam juntos casados já que Doris nunca teria conhecido Agnes e Eagon não teria a traído com Hannah. Sem ter conhecido Hannah, Eagon não teria sua filha Silja, que nunca chegou a conhecer.

Claudia: ela faz uma reviravolta para descobrir a origem e fazer com que sua filha Regina sobreviva no mundo original, já que com o nó nos mundos A e B, ela estaria doente e morreria. No mundo original Claudia também existiria e teria Regina, mas nunca desapareceria pois não viajaria mais no tempo. O que descobrimos no fim é que ela e Bernd tiveram um caso e ele sim é o pai de Regina (por isso faz sentido que não seja Tronte já que ele não existiria). Sabemos de Bernd em uma foto que apareceu em um episódio em que estão abraçados Bernd, Claudia e Regina.

Regina: vemos ela no final na mesa e sem sua doença já que nunca será exposta à radiação do incidente da usina. O que viemos a descobrir no último episódio em uma de suas fotos é que é filha de Bernd Doppler. Ela não irá conhecer Aleksander/Boris pois não será perseguida por Ulrich e não encontraria Boris na floresta.

Aleksander/Boris: Ele é o que mais nos deixou curiosos já que nunca explicaram muito sobre ele, mas ele não irá encontrar Regina e pode ser que nunca fique por Winden ou se ficar nem chegue a morar lá.

Bartosz: não existiria já que seus pais não iriam se conhecer, assim como seus filhos que originariam descendentes importantes para os mundos alternativos.

Silja: descobrimos na última temporada que é filha de Hannah com Eagon, e meia irmã de Jonas. Como sua existência necessita da viagem no tempo, ela também não chega a existir no mundo original.

Agnes e Hanno/Noah: filhos de Bartosz com Silja, não chegam a nascer já que seus pais nunca existiram. Agnes por não existir e nem conhecer o Desconhecido (filho de Jonas e Martha) nunca chega a iniciar a linhagem Nielsen.

 

5 – Os Wollers

Benni e Torben não são afetados pelo nó, apenas vemos outra variável no mundo original que é com quem ficam juntos finalmente. O que achei mais engraçado foi essa piada com o que aconteceu com o olho de Torben, já que não nos responderam e deixou muito gente furiosa por deixar essa curiosidade rolando.

 

Apesar de Adam e Eva tentarem desfazer os universos alternativos, eles acabam criando um ciclo que se repete eternamente. Claudia diz que nem todos faziam parte do nó que unia os dois mundos, porém alguns escaparam quando o nó foi finalmente desatado e acabando com o ciclo.

Já quero assistir de novo mesmo tendo explodido minha cabeça em alguns momentos pelos complexos paradoxos e ligações entre os personagens.

Para conferir a árvore genealógica entre no site oficial de Dark, tem algumas dicas legais lá e dá pra recapitular algumas coisas também.

Se joga no ar e flutua brother.

Recomendamos 👇