Tempo de leitura: 3 min
Refresque sua memória com um resumão completo da 1ª temporada de Vikings Valhalla antes de maratonar a temporada 2 da série da Netflix.
Saiba de onde parte a história de Vikings Valhalla
A história de Vikings: Valhalla é uma continuação do sucesso Vikings, do famoso Ragnar Lodbrok. Desta vez, a história se passa 100 anos após os eventos da série original.
Vemos aqui o início do fim da Era Viking com grandes tensões entre eles e a realeza inglesa. Além disso, o próprio povo viking se sente perdido com relação as suas crenças.
Por isso, temos Leif Eriksson, Freydis Eiriksdotter e Harald Sigurdsson partindo em uma missão que os leva a grandes batalhas pelo caminho.
A série se passa nos anos em torno de 1066, época da Batalha de Stamford Bridge.
Como o povo Viking vai reagir a esse novo momento e ao possível desmonte de duas crenças e cultura?
Confira abaixo no resumo completo da temporada 1 antes de maratonar a 2ª temporada do sucesso da Netflix.
Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers
O que acontece entre os 100 anos do tempo de Ragnar Lothbrok e o tempo atual?
O primeiro episódio de Vikings: Valhalla nos transporta para o passado, para o século 11, na Europa. Até aí, as histórias sobre o lendário guerreiro Ragnar Lothbrok ainda são encaradas como lendas e referência na cultura viking
No entanto, eles já haviam deixado suas terras originais no norte e se espalhado por várias regiões da Europa, incluindo a Inglaterra. A presença constante dos vikings se tornou uma preocupação crescente para os saxões, que procuram o rei Ethelred II em busca de uma solução para essa ameaça.
Um dos assentamentos (comunidades) vikings estabelecidos é o Danelaw, situado nas proximidades de Londres e é liderado pelo príncipe Harald Sigurdsson, que decide deixar o local e retornar para sua terra natal.
O massacre de São Brice que matou vikings
O episódio 1 de Vikings: Valhalla começa mostrando um evento chocante que acontece em Londres. Os guardas leais do rei Ethelred, conhecidos como Sten, são envenenados e há ordens para exterminar todos os vikings e outros estrangeiros.
Incêndios se espalham pela costa, e homens, mulheres e crianças são massacrados, além de suas casas e vilas que são destruídas. Este ato brutal é conhecido como o Massacre de São Brice. Seu maior objetivo era expulsar todos os assentamentos vikings das costas inglesas.
A reunião do povo viking para a vingança
O rei Canute da Dinamarca percebe o que está acontecendo e parte em uma cruzada para se vingar. Entre os que se unem a ele estão os irmãos Leif e Freydis. Conhecemos esses personagens pela primeira vez no mar, enquanto eles enfrentam uma tempestade e navegam em uma onda assustadoramente grande que ameaça engoli-los.
Eles vêm da Groenlândia, enfrentando uma grande viagem de 5 semanas para chegar ao seu destino, que é Kattegat, na Noruega.
Harald e alguns dos seus vikings sobrevivem à destruição de suas embarcações, mas muitos de seus companheiros não têm a mesma sorte. Eles se reúnem para discutir a vingança contra os ingleses, mas Leif Eriksson e os groenlandeses tem objetivos diferentes.
Leif e Freydis querem outra vingança
Ele está procurando por alguém que usa uma cruz inglesa, e suspeita que essa pessoa é alguém da Inglaterra. Freydis também está procurando essa pessoa, pois esse homem a abusou e ela suspeita que ele esteja entre os refugiados vikings que chegam a Kattegat.
Eles encontram esse homem, chamado Olaf Haraldsson, meio-irmão de Harald, mas sua missão de vingança é dificultada pela grande quantidade de soldados que o protegem em um grande assentamento. Freydis, no entanto, não desiste tão facilmente e se arrepende de não ter agido antes.
Os vikings lutando entre si
Olaf, entretanto, tenta fazer um acordo com o rei Canute da Dinamarca, oferecendo conhecimento sobre as costas inglesas em troca de uma conversão em massa. O rei, no entanto, recusa a oferta.
Naquela noite, o rei Canute reúne os vikings e os instiga a atacar a Inglaterra, convocando-os a pegar em armas e se vingar. Entre os presentes estão os groenlandeses, mas Leif questiona seu propósito.
Apesar de todos estarem juntos, vikings cristãos e pagãos são inimigos e começam um ensaio de confronto entre eles, mas são interrompidos. Harald consegue convencê-los, fazendo um discurso emotivo sobre o sangue viking e minando o governo de Canute.
Harald e Leif mais próximos
Enquanto isso, Freydis dorme na encosta e Estrid Haakon a visita, depois, ela é incentivada a seguir para Kattegat. Temos também Leif sendo confrontado por vikings que o acusam de ser igual seu pai, que assassinou alguns deles.
Ele consegue vencê-los e chama a atenção de Harald, que o convida a se unir a ele na batalha. Embora Leif concorde em pensar sobre isso, ele também o avisa que Freydis não vai gostar nada de saber que ele é cristão.
Freydis é presa, junto com Leif
Em Kattegat, Freydis se infiltra nas festividades e, com a ajuda de Leif como distração, ela ataca Gunnar Magnursan e esculpe uma cruz em seu peito. Olaf exige punição e ameaça incendiar a cidade, a menos que isso aconteça.
Harald defende Freydis, encorajando-a a mostrar suas cicatrizes como prova do que ela sofreu. Embora todos tenham ficado impactos com a situação, Freydis vai presa com Leif para aguardarem julgamento.
Perguntas que precisamos de respostas em Vikings Valhalla
Para o episódio 2 de Vikings Valhalla temos muitas perguntas que precisam ser respondidas:
- Olaf vai abandonar a missão de vingança viking e começar um confronto com os vikings pagãos?
- Leif, Freydis e os companheiros da Groelândia vão ser absolvidos no julgamento?
A temporada 2 de Vikings Valhalla já está disponível na Netflix. Confira também a Coleção Fandom das séries com elenco, trilha sonora e curiosidades ou visite nossa Watchlist e saiba o que assistir nos principais streamings.