Riverdale: Resumão da 4ª temporada

A 5ª temporada de Riverdale chega já já aqui no Brasil pela Netflix e por isso, preparei um resumão completo com os principais pontos da 4ª temporada pra gente refrescar a memória já que várias coisas aconteceram, né? Bora lá então que tem muita história pra gente relembrar!

*resumo da temporada 6 de Riverdale no fim do post!

Elenco fez tributo a Fred Andrews, interpretado por Luke Perry, que morreu em 2019. Foto: Reprodução/CW

A despedida de Fred Andrews

A temporada começa bem triste com o episódio de despedida do Luke Perry, que interpretava o pai de Archie (KJ Apa), Fred Andrews. O ator teve uma morte no auge dos seus 52 anos, lá em 2019 e na série, ele foi homenageado nesse primeiro episódio totalmente dedicado a despedida de seu personagem. Mereceu muito!

Jughead tem possível morte na 4ª temporada de Riverdale – Foto: Reprodução/CW

+Leia também: Resumão da 1ª temporada de ‘Emily em Paris’

O Jughead morreu?

A terceira temporada termina assustando todo mundo com a possível morte do Jug (Cole Sprouse). Aquela cena do Archie, Betty (Lili Reinhart) e Veronica (Camila Mendes) queimando suas roupas – inclusive o gorro do Jug – na verdade, é uma cena do futuro e a 4ª temporada se desenvolve para poder chegar nesse momento da história.

Jughead se muda para a escola de Stonewall e acaba descobrindo várias coisas do passado da sua família. – Foto: Reprodução/CW

Ponto de partida

A temporada começa relax com Jug mudando de escola no seu último ano, depois de conseguir uma oportunidade na renomada escola de Stonewall. Lá, ele descobre várias coisas, como por exemplo, que seu avô estudou nessa escola, que tiveram 5 alunos que sumiram anos atrás, que posteriormente ele resolve investigar. E por último, ele descobre que é de lá que saem os escritores de uma franquia de livros de investigação que ele é fã: os ‘Baxter Brothers’. É importante saber que os escritores da franquia são ghost writers, ou seja, vendem os direitos da sua história e não levam os créditos diretamente.

Um deles, é o Sr. Dupont (Malcolm Stewart), o vilão da temporada que foi um dos ghost writers que participou da franquia e agora é professor em Stonewall. Jug acaba entrando em um grupo de literatura avançada com outros 4 colegas bem esquisitos. O Brett (Sean Depner), a Donna (Sarah Desjardins), o Jonathan e a Joan (Doralynn Mui). Tudo isso faz parte do enredo que vai levar até o momento da suposta morte do personagem.

Para entender esse processo, temos que lembrar que Jug teve várias conquistas na escola, como uma vaga na faculdade e a oportunidade de ser o próximo ghost writer da fraquia. Porém, depois de várias armações, ele acaba sendo expulso de Stonewall e mesmo assim convida, Archie, Betty e Veronica para uma festa da sua ex-escola, na floresta.

Mr. Chipping e Sr. Dupont, um dos grandes vilões da 4ª temporada – Foto: Reprodução/CW

Lá, os 4 alunos do mal tinham organizado uma armadilha para resultar na morte do escritor, porque na cabeça deles, só conseguiriam escrever sobre um assassinato, se eles próprios matassem alguém. Essa ideia foi plantada pelo orientador deles, Sr. Dupont que prometeu um contrato da franquia para quem matasse alguém.

Aí conseguimos ver a cena do final da 3ª temporada mais completa e com contexto: o Jug levou uma pedrada na cabeça e a Betty foi drogada e colocada na cena do crime com a pedra na mão. Archie e Veronica foram levados até o local para servirem de testemunhas de um crime que nem a Betty se lembrava.

Mas claro que nossa loirinha não ia deixar barato, né? Ela consegue com o irmão, Charles, uma vaga no hospital secreto do FBI e Jug se recupera devagar, já que os Esnobes não contavam que o gorro que ele estava usando iria salvá-lo da morte no momento da pancada. Enquanto ele se recuperava escondido, Betty e os outros seguiam investigando.

Forsythe Jones, o avô de Jughead, aparece nessa temporada – Foto: Reprodução/CW

+Leia também: Resumão da 1ª temporada de ‘Euphoria’

O que descobrimos sobre a Franquia dos ‘Irmãos Baxter’?

Como vocês leram acima, nessa temporada descobrimos que o avô do Jug foi aluno de Stonewall, além de ter sido o criador da história. Porém, na época ele vendeu os direitos por uma quantia super simbólica para o Sr. Dupont que era seu colega de turma, e acabou fazendo da série um sucesso de vendas depois.

Claro que as histórias iam se repetir no presente, né? Também descobrimos que na época de escola do avô de Jug, mais 3 amigos sabiam da verdadeira origem da franquia. Uma dessas pessoas era a avó da Donna, que também escreveu uma das histórias da saga. O importante, é saber que o Mr. Dupont não era dono de nada ali e ele acabou criando um padrão de matar pessoas para escrever as histórias do livro. Depois, essas mortes foram se estendendo pelo grupo de 3 amigos que sabiam toda a verdade.

Com medo de também morrer e já na vida adulta, o avô do Jug foge de casa para que nada aconteça com sua família. Esse fato é importante para entendermos porque o FP (Skeet Ulrich) não gostava do pai, a resposta tá aí: abandono.

Donna e Bret eram o casal do mal em ‘Riverdale’ – Foto: Reprodução/CW

Donna, a vilã adolescente com atitudes de gente grande

Como falamos, a avó de Donna foi uma das vítimas de Stonewall e sabendo disso, ela quer vingar a memória da avó fazendo de tudo para conseguir ser uma das escritoras da franquia e por isso, acaba sendo a ‘mandachuva’ do grupo dos Esnobes. Mas quem acaba descobrindo as intenções da moça é a Hermosa, irmã da Veronica.

Jughead e Moose foram estudar em Stonewall como uma isca para alguns mistérios – Foto: Reprodução/CW

Jughead não foi o primeiro alvo

Você pode ter deixado passar, mas eu não! Lembra no começo da temporada que o Moose (Cody Kearsley) também tinha ido para Stonewall? Pois bem, na verdade, ele era o alvo de assassinato dos Esnobes, liderados pelo Mr. Chipping (Sam Witwer) que foi quem trouxe Jug e Moose para a escola. Esse professor também já tinha escrito histórias da franquia e claro, matado pessoas, mas sua ficha acaba caindo depois e ele se joga da janela do prédio da escola e se mata, mas antes, ele convence Moose a ir para o exército, salvando ele da morte.

Mas por quê Jug era alvo? Na verdade, seu avô que sempre foi o alvo. A ideia era levar Jug para a escola e assim, atrair o avô que era o único ainda vivo daquele grupo de colegas.

Então, Archie, Veronica, Betty e Jug se unem em um plano para investigar toda essa história. Para isso, eles fingem que Jug morreu enquanto ele se esconde no bunker.

E as histórias individuais dos nossos protagonistas? Pois bem, aqui eu não deixo passar nada e fiz um resuminho de cada um, dá uma olhada:

Betty e Charles ficam mais próximos na 4ª temporada – Foto: Reprodução/CW

Betty

A Betty começou essa temporada ainda resolvendo as pendências da Fazenda. Alice mata Edgar Evernever (Chad Michael Murray) antes que ele conseguisse fugir. A Evelyn (Zoé De Grand Maison), sua companheira, acaba sendo presa e tudo fica bem, certo? Errado. Evelyn volta nessa temporada para dar algumas dicas para Donna, a vilã da 4ª temporada. É isso mesmo, crossover e irmandade de vilãs, enfim a união do mal. Já a Polly (Tiera Skovbye) é internada depois da lavagem cerebral que levou na Fazenda e ficamos sabendo que a participação da Alice na ceita era apenas fachada já que ela estava investigando o lugar para descobrir mais sobre seu filho, Charles (Wyatt Nash) e para escrever uma matéria.

Falando no Charles, a Betty entra em um curso do FBI. Lá, estudando sobre padrões de serial killers, ela descobre que tem o gene de um e fica preocupada – lembrando que ela é filha do Gorro Negro, vilão de temporadas anteriores. Para ajudar a meia-irmã, Charles usa hipnose para tentar recuperar memórias antigas. E por fim, um plot twist: quem lembra do Chic (Hart Denton)? Aquele que fingiu ser o meio-irmão da Betty? Pois então, descobrimos também que ele e Charles mantém um relacionamento.

Archie e Betty tem momentos juntos na 4ª temporada – Foto: Reprodução/CW

Archie e Betty? Oi?

Pois é meu povo, como parte do plano de manter a “morte” do Jug sem suspeitas, Archie e Betty decidem assumir um relacionamento fake. Claro que não ia dar certo, né? No meio disso tudo eles acabam gostando da ideia e dando um beijão de verdade no episódio musical. A treta meu pai!

Veronica coloca Hiram na cadeia em ‘Riverdale’ – Foto: Reprodução/CW

Veronica

A nossa empresária adolescente mais uma vez continuou focada em arrumar briga com seu pai, Hiram Lodge (Mark Consuelos). Ele começa a temporada preso em sua própria prisão – eu sei – e isso aconteceu pelas fraudes que ele cometeu na empresa que foram provadas pela própria Veronica. Sua mãe, Hermione (Marisol Nichols), também foi presa após a tentativa de assassinato do marido. O primeiro a se livrar da cadeia é o Hiram, com a ajuda da recém-chegada Hermosa (Mishel Prada), filha do casal de vilões. Hermione também acaba se livrando da cadeia e se deixando influenciar novamente por Hiram. E no meio disso tudo, o gangster vira prefeito de Riverdale.

Para tentar barrar o pai nos negócios, Veronica lança sua própria marca de rum, a base de bordo, uma parceria dela com a Cheryl (Madelaine Petsch).

Archie abre centro comunitário para jovens após morte do pai – Foto: Reprodução/CW

Archie

Com o começo da temporada bem pra baixo com a morte do pai, ele aos poucos vai se reconstruindo e colocando em prática projetos que ajudam a cidade, já que é um lugar que ele gosta muito e que seu pai também gostava. Na academia que ele ganhou do Lodge, o rapaz abre um centro comunitário para jovens, mas claro que isso não seria suficiente pro ruivo, né? Por isso, ele também vira um vigilante de madrugada para lutar contra os crimes da cidade. Seu principal foco é o Dodger (Juan Riedinger), grande traficante e criminoso da cidade que recruta crianças para expandir os negócios. Com a ajuda do Hiram, eles conseguem varrer o sujeito de Riverdale.

Nesse meio tempo ele vai bem mal na escola, com perigo de não se formar. Por isso, ele pensa em outras possibilidades que não apenas a faculdade. Daí, sua mãe dá a ideia dele se inscrever no Exército.

Cheryl desenterra seu irmão Jason – Foto: Reprodução/CW

+Leia também: Rebelde Netflix: saiba quem é quem no elenco da série

Cheryl

Que a nossa Blossom preferida sempre teve um parafuso a menos a gente sempre soube, né? Mas nessa temporada ela passou dos limites. Ela começa a história com o corpo do Jason (Trevor Stines) desenterrado e junto com eles ali na casa, meio que como uma decoração. A Toni (Vanessa Morgan), como a cabeça racional do relacionamento, convence a amada a enterrar o irmão novamente e ela aceita. Penelope (Nathalie Boltt) também volta essa temporada e faz uma revelação que muda os rumos da filha. Na verdade, ela revela que quando estava grávida, na verdade era de 3 filhos e não apenas de Cheryl e Jason. O terceiro filho seria o Julian e supostamente ele teria sido absorvido pela Cheryl ainda na barriga da mãe, deixando apenas que os dois ruivos nascessem. Estranho né? Calma que não acabou! Tudo isso fica mais macabro com um boneco esquisito que eles tem na casa e que assombra as moradoras. Tudo dá a entender que ele é o espírito do ‘irmão absorvido’.

Outros membros da família Blossom também surgem na história para tentar vender as Indústria Blossom e claro, são barrados pela Cheryl. Nessa história do Jason desenterrado acaba se complicando mais quando um dos tios dela descobre essa doideira e ataca a sobrinha. Para salvar Cheryl, a Toni bate na cabeça dele e o homem acaba morrendo.

O mistério das fitas intrigou todo mundo na 4ª temporada – Foto: Reprodução/CW

Big Brother Riverdale?

No começo da temporada também vimos várias fitas de vídeo sendo enviadas para o pessoal da cidade. Nelas, era filmado a fachada da casa da pessoa, dando a entender que a família estava sendo vigiada. No meio da temporada as fitas acabam ficando mais sérias, mostrando personagens do elenco mascarados e assassinando pessoas. Uma bem assustadora é uma cena de uma atriz mascarada de Betty batendo na cabeça de outro ator mascarado de Jughead.

Depois de investigar a procedência dessas filmagens, o FBI descobre que uma locadora da cidade mantinha uma seção cheia desses filmes esquisitos, inclusive, a filmagem do assassinato do Jason estavam lá para quem quisesse alugar. Descobrimos também que o Mr. Honey (Kerr Smith), o novo diretor da escola de Riverdale, é consumidor desses conteúdos, se tornando o suspeito do envio das fitas.

Muitas pontas abertas

Isso porque as gravações da série foram interrompidas em 2020 por causa da pandemia do coronavírus e por isso, a temporada foi finalizada com menos episódios. Todos esses mistérios se resolvem na 5ª temporada.

E aí? Deu pra lembrar de todos os fatos da temporada? Muita coisa, né? A série é exibida no Brasil pela Warner Channel em simultâneo com os EUA e depois disponibilizada na Netflix.

Recomendamos 👇