#NãoÉSetembro: sua empresa não pode esperar para falar de suicídio

Hoje não é 1º de setembro e estamos falando de suicídio. Não erramos a data? Não. Para falar sobre o tema não precisamos esperar o 9º mês do ano. Pensando nisso, todo dia 1º de cada mês estaremos aqui com um conteúdo informativo sobre o tema. #NãoÉSetembro, mas falamos mesmo assim. Nesse post, você vai entender porque sua empresa ou ‘eupresa’ não deve tirar ‘ações importantes’ da manga todos os anos se não tiver um propósito por traz.

1. As pessoas já perceberam que todo ano você faz um post e nunca mais fala daquilo

Se você tem post pronto para dia das mulheres, dia do combate a homofobia, setembro amarelo e novembro azul, pare. Não é que você não deva postar sobre, mas que você tem que postar e ter uma ação por traz com objetivo de fazer a diferença e não apenas para gerar marketing.

Natura, O Boticário e outras marcas vem construindo uma imagem há anos falando sobre liberdade, mostrando casais de todos os tipos em suas propagandas e com uma cultura interna que reflete esse posicionamento. Por isso, elas fazem tudo isso ser mais que um post de data, elas causam mudanças.

2. Precisamos entender como está a saúde mental das pessoas que estão do nosso lado todos os dias

Mais uma vez, não espere setembro para fazer ações que ofereçam abertura e confiança para a pessoa que está passando por depressão ou algum tipo de sofrimento. Confiança criamos diariamente.

Tenha profissionais capacitados para lidar com a saúde mental dos seus colaboradores, introduzir isso na cultura da empresa e não apenas em duas palestras em setembro. Elas são importantes, mas são meramente informativas. A cultura da sua empresa ou da sua audiência (se você tem um negócio digital) que vão fazer as mudanças acontecerem.

3. Sua voz é importante

Quando fazemos uma ação de prevenção ao suicídio precisamos entender que não é apenas um conteúdo informativo. Quem passa por depressão ou alguma dor interior, tem pressa de saber a solução, por isso, temos que falar mais sobre e acabar com o tabu.

O Setembro Amarelo surgiu como um mês para destacarmos o CVV – Centro de Valorização da Vida e para que o número 188 ficasse mais conhecido para as pessoas que estivessem passando por um momento difícil sem ninguém de confiança por perto para conversar. É importante saber que o serviço está disponível 24h por dia.

4. Mostre caminhos para a pessoa conversar com alguém de confiança

Todo mundo tem alguém em quem confia e por isso a importância da gente incentivar que haja conversas sobre esse assunto e principalmente: sem julgamentos. Criar uma cultura na sua empresa ou na sua roda de convivência, que ofereça confiança é o seu dever.

5. Desconstrua hábitos que fortalecem mentiras

Até uns anos atrás, era normal as pessoas terem medo de Psicólogo por acharem que quem frequentava era apenas quem tinha transtornos mentais. Na realidade, o Psicólogo serve como auxílio para você se organizar mentalmente, fazer entender tudo que está acontecendo e que não precisa passe por isso sozinho.

A terapia é uma ótima maneira de colocar para fora tudo que você está sentindo e de quebra entender a razão, por isso, mostre os benefícios dessa prática para todo mundo. Se puder, ofereça sessões gratuitas na sua empresa para mostrar como o procedimento funciona. Enfim, mostre que existem várias caminhos para se tratar e melhorar.

Outro ponto é desconstruir que o suicídio tem apenas um motivo ou que é egoísmo da vítima. Geralmente quando acontece, ficamos sabendo apenas do que foi a gota d’água que resultou na morte e não o todo que gerou aquilo.

Dificuldade de aceitação, cultura machista, fatores econômicos e fatores psicológicos. Entenda que muitas coisas podem causar esse imenso desespero que faz a pessoa querer tirar sua própria vida. Não são apenas fatores psicológicos, mas o conjunto de várias outras coisas. Não é todo mundo que tem depressão que pensa em suicídio e nem todo mundo que tenta suicídio que é por conta de depressão. São pequenos conceitos que as pessoas levam como verdade absoluta e acabam se precipitando nos comentários.

6. Fale abertamente sobre o assunto, mas de forma cuidadosa

O que mais vemos hoje em dia é o julgamento – seja online ou presencial – de atitudes da vida alheia. Esses fatores acabam contribuindo para que a pessoa que está em sofrimento tenha medo de não ser ouvida pelo outro e guarde tudo para si. Jamais julgue o que o outro está sentindo por algo que você não passou. Escute mais e dê menos palpites, incentive ela a procurar ajuda profissional, dê segurança da sua companhia, mas não seja passivo para tomar uma atitude que pode ajudar.

Conclusão

O buraco é mais embaixo e se for para fazer a diferença, faça de verdade e não apenas para ganhar likes. Não é brincadeira o sofrimento do outro e sua voz pode fazer a diferença se você souber usar. Comece agora suas ações de prevenção ao suicídio. Não é cedo, é o momento.

Se precisar conversar e não tiver ninguém por perto, ligue para o 188. Para mais informações entre no site da Campanha Setembro Amarelo

Poste nas redes sociais usando a hashtag #NãoÉSetembro e passe para frente esse conhecimento.

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