Mesmo após duas décadas do lançamento da versão original escrita por Cris Morena, na Argentina, o sucesso ‘Rebelde’ continua ganhando novas versões pelo mundo e dessa vez, a Netflix que deu vida a uma nova geração de alunos no colégio Elite Way, fazendo referência à versão de maior sucesso mundial: a mexicana. Porém, muitos não sabem que o formato já teve várias versões pelo mundo e claro, como bom curioso que sou, eu listei todas as versões (até as que nem foram ao ar), dá uma olhada:
1- Rebelde Way – Argentina
Essa foi a versão pioneira (tá passada?) e muitos não sabem, mas a versão original que deu origem às outras foi a argentina, criada por Cris Morena, em 2002. A autora já coleciona sucessos latinos como ‘Chiquititas’, ‘Floribella’ e ‘Quase Anjos’, então, o sucesso de Rebelde era questão de tempo. A versão fez sucesso no país, mas o que deu projeção mundial foi o remake mexicano.
2- Rebelde – México
A versão Mexicana foi produzida pela gigante Televisa e adaptada por Pedro Dámian. Da mesma maneira que a original deu origem a uma banda, a versão mexicana despontou com a banda RBD que até hoje arrasta uma legião de fãs. A banda foi um fenômeno durante a exibição da novela e posteriormente em turnês mundiais. No Brasil, a trama foi exibida pelo SBT e o grande sucesso aqui no país fez com que a banda dedicasse muitos de seus produtos aos fãs brasileiros, como DVD’s, versões especiais de álbuns em português, etc.
3- Remix – Índia
‘Remix’ foi a versão indiana da trama argentina e foi exibida entre 2004 e 2006. A versão também deu origem a uma banda, a Remix Gang. A história também gira em torno de um colégio que mistura diferentes personalidades, classes sociais e crenças.
+Leia também: Estefanía Villarreal: Por onde anda a Celina de Rebelde?
4- Rebelde Way – Portugal
Em 2008, Portugal decidiu fazer sua versão da novela, mas em formato de série, levando o mesmo título da argentina. A trama durou uma temporada e toda a história seguiu os passos da original, mas com suas peculiaridades. A banda aqui que surgiu foi a RBL.
5- S.OS. Corazón Rebelde – Chile
Vendo o sucesso do formato pelo mundo, o Chile também resolveu lançar sua versão e em 2009 ‘S.O.S Corazón Rebelde’ foi lançada, mas teve vida curta, com menos de 100 episódios sendo exibidos, finalizando a trama com apenas uma temporada. A novela também deu origem à uma banda, que na versão chilena levou o nome de ‘CRZ’.
6- Rebelde – Brasil
Depois do sucesso estrondoso da versão mexicana aqui no Brasil, claro que o nosso país não ia ficar de fora. Em 2010, a RecordTV começou a mexer os pauzinhos para fazer a sua versão do sucesso e em março de 2011, nossa versão ia ao ar como uma grande aposta do canal. Aqui, a versão adaptada foi a mexicana que teve toda a essência do roteiro, mas que aos poucos foi construindo sua própria identidade adaptada à nossa realidade. A novela durou duas temporadas, totalizando 410 capítulos, sendo uma das adaptações mais longas da novela e mesmo assim, acabou sendo encurtada no final do segundo ano devido a baixa audiência e as constantes mudanças de enredo para tentar bater ‘Carrossel’, que foi um sucesso no SBT. Porém, foi um projeto de grande repercussão no Brasil e cumpriu seu papel. A banda originada aqui foi a ‘Rebeldes’ que fez shows por todo o Brasil, arrastando multidões. Em um show na capital, eles chegaram a tocar para um público de mais de 80 mil pessoas.
7- Rebelde – Netflix
Finalmente chegamos em 2022, com o lançamento da mais nova versão da novela, em forma de reboot da mexicana e em formato de série, pela gigante Netflix. As duas primeiras temporadas foram gravadas juntas e seguem os alunos no mesmo universo da versão mexicana. A trama foi gravada na Cidade do México em 2021 por pouco mais de 8 meses e tem um elenco formado por atores latinos de diferentes nacionalidades, inclusive, temos brasileira Giovana Grigio, que também participou de versões de ‘Chiquititas’ e ‘Malhação’. A atriz é muito forte com o público jovem e aprendeu espanhol justamente para participar de Rebelde. A atriz também admite ter sido muito fã da versão mexicana.
Durante os quase 20 anos do universo Rebelde, algumas versões também nem chegaram a ser lançadas:
Rebelde Way – Brasil
Muitos não sabem, mas antes de exibir a versão mexicana no Brasil, o SBT encomendou sua própria versão de ‘Rebelde Way’, que após a gravação de alguns pilotos por uma produtora independente, não se chegou a um acordo sobre a divisão de custos e o projeto acabou sendo engavetado. Mais tarde, em 2005, o canal chegou a veicular uma chamada com novidades para o ano incluindo a exibição da versão argentina da novela, que também acabou não sendo levada ao ar. E finalmente, no mesmo ano, o canal de Silvio Santos finalmente decidiu exibir a versão mexicana, que ficou marcada pela emissora.
Via Rebelle – Itália
A Itália também chegou a cogitar levar ao ar sua versão que levaria o nome de ‘Via Rebelle’, em 2009 e mais detalhes não foram revelados na época e o projeto nunca saiu do papel.
Rebel Days – EUA
A atriz e cantora Jennifer Lopez chegou a negociar lançar uma versão americana de ‘Rebelde Way’ após vir ao Brasil e conhecer mais sobre a versão que o Brasil vinha produzindo. A cantora desde 2009 tentava comprar os direitos da trama para fazer uma versão chamada ‘Rebel Days’. Especulou-se que a série seria exibida pelo canal Fox, mas nunca chegou a ir ao ar.
E aí, você acha que o universo Rebelde irá continuar se renovando com o passar dos anos? Espero que sim, porque a gente ama!