Animações japonesas (e uma chinesa) que você deveria conhecer

Todos nós somos familiarizados desde a infância pelos filmes do Tio Disney e da Pixar certo? Citei os dois pois possuem os filmes mais conhecidos popularmente. Mas uma coisa que sempre vimos na TV também são os animes, e muitos passavam em canais abertos fazendo com que todos tivessem experiência de conhecer alguns trabalhos japoneses.

Os animes possuem diversos gêneros e versões, e entendo se você não tiver paciência com alguns por serem muito longos ou parecerem ter temporadas infinitas. Só que não podemos deixar passar obras-primas que o oriente entrega pra gente. Que tal ao invés de assistir um anime, assistir um filme mesmo?

As animações japonesas são conhecidas por possuírem ótimas histórias. Muitos possuem uma criação extravagante do mundo mas com isso surge personagens inesquecíveis e momentos marcantes também. Filmes de animação japoneses se tornaram famosos mundialmente pois além de serem populares ou contarem com experiências pessoais dos produtores, nos leva a conhecer uma cultura totalmente diferente, com mitologias (sim, tem muita magia e criaturas mágicas no meio), diferentes padrões e normas que seguem, religiões, formas de se relacionarem, etc. 

Uma coisa que se torna universal em todos eles, são os sentimentos que transmitem. Todos possuem toques muito emocionais, e quando querem fazer a gente chorar, fazem com gosto. Os filmes são muito bem elaborados e abordam os temas com muita sensibilidade trazendo cenas que se misturam com empolgação, inocência, ação, pureza e amor.

 

1-  Seu Nome
 
Foto: Seu Nome (2016)

 

Esse é um dos meus favoritos. A história gira em torno de Taki e Mitsuha que começam a trocar consciência durante o sono sem se conhecerem. Ambos se comunicam deixando anotações no notebook e no dispositivo um do outro e acabam se procurando, mas precisam reconciliar uma grande diferença: tempo e espaço .

O principal obstáculo para o encontro dos personagens é a própria separação pela estrutura do espaço-tempo. Guiados por forças da religião e espiritualidade xintoísta, os dois personagens principais se apegam a qualquer vestígio que tenham um do outro, passando por rituais, desastre natural (ou sobrenatural) e, eventualmente, esperando se encontrar na vida.

Antes de assistir a gente sempre pensa que vai ser a mesma e clássica narrativa de quando duas pessoas trocam de corpo, mas o que surpreendeu a todos de muitas maneiras é como os símbolos religiosos, linguísticos e espirituais se conectam perfeitamente, e tornou o filme ainda mais gratificante de assistir e ao mesmo tempo diferenciou um pouco dos demais. Vemos o quanto os protagonistas precisavam passar por aprendizados e novas experiências, o que nós podemos aprender também sobre as características do interior e cidade grande, sobre o tempo, destino e memórias.

 

2 – A viagem de Chihiro 
Foto: Filme A viagem de Chihiro (2001)

Esse é um clássico que combina sensibilidades japonesas modernas com mitos e lendas japonesas antigas. A história gira em torno de Chihiro, que com seus pais estão a caminho de sua nova casa e acabam por encontrar um parque temático aparentemente abandonado. Na verdade o parque é uma cidade ‘mágica’ e seus pais caem em um feitiço, a partir daí inicia o envolvimento de Chihiro em um estranho mundo espiritual, com a ajuda de alguns seres ela se infiltra nesse mundo em busca de uma maneira de resgatar seus pais.

Toda a aventura nos remete à crescimento e amadurecimento, o que fazemos para sermos aceitos em mundos que não conhecemos e que isso às vezes nos torna alguém sem identidade, mas também que as memórias que criamos são importantes no nosso crescimento e elas são a razão de existirmos.

 

3 – Howl’s Moving Castle
Foto: Howl’s Moving Castle (2004)

Essa animação é baseada em um romance de Diana Wynne Jones, onde temos uma história em que tudo muda a partir do momento em que Sophie, uma garota de 18 anos, conhece um bruxo misterioso chamado Howl. O que ela não esperava é que uma bruxa com ciúmes da amizade entre os dois, lança um feitiço em Sophie a transformando em uma velha de 90 anos. Em sua aparência envelhecida, Sophie procura uma maneira de quebrar o feitiço da bruxa e encontra aventuras inesperadas. Ela descobre seu potencial oculto no ambiente mágico do Castelo Animado, conquista amigos valiosos além de obter uma mudança de vida.

O filme parece os filmes da Disney com Easter Eggs, se conhecerem outros trabalhos do diretor vocês vão conseguir identificá-los. O filme trata também sobre o se “tornar adulto”, como os personagens podem aprender a definir por si mesmos o que é a idade adulta, o que é a comunidade, o que é a família e o que vale a pena defender.

 

4 – Túmulo dos vagalumes 
Foto: O túmulo dos vagalumes (1988)

Esse definitivamente não é uma animação convencional e não é nada infantil. É um filme trágico que conta a história de um menino e sua irmãzinha que após a morte da mãe e o destino desconhecido do pai, lutam para sobreviver no Japão durante a Segunda Guerra Mundial  Depois de brigarem com a tia, eles deixam a casa dela e moram em um abrigo abandonado. se agarram um ao outro, acreditando serem a única coisa que ainda têm e que precisam um do outro para sobreviver.

Ele mostra o outro lado da guerra onde temos muitas pessoas comuns que são frequentemente esquecidas, dá vida ao impacto que guerra causa. Li um comentário que descreve bem uma cena “A quietude do desastre. Nada está se mexendo, mas sentimos o choque deles. É uma cena de puro choque de conchas, tão deslumbrante quanto aterrorizante”. O filme é importante pois enfatiza o valor da vida e aumenta nosso sentimento humanístico querendo que essas tragédias e sofrimentos não aconteçam novamente.

 

5 – Crianças Lobo
Foto: Crianças Lobo (2012)

Hana, uma estudante universitária, conhece um jovem que se infiltra na universidade para obter uma educação. Os dois começam a interagir e, diante de um piscar de olhos, se apaixonam. Com essa confissão de amor, surge o segredo de que seu amado é um lobisomem e mesmo assim Hana o aceita. Eles têm dois filhos porém o marido morre em um acidente após o nascimento do segundo filho. Hana descobre que seus filhos têm as mesmas características do pai, podendo mudar entre suas formas humana e lobo, e com isso se muda para o campo pelas complicações que surgem. 

À medida que os dois vão crescendo vemos a diferença de suas posições e pontos de vista sobre sua linhagem sanguínea, Ame está mais interessado em explorar a natureza e viver como um lobo, enquanto Yuki tenta se adaptar à sociedade humana e ir à escola. O filme mostra as lutas da maternidade de como criar dois filhos pelos próprios esforços, a aceitação da diferença individual dentro de uma sociedade, a cooperação de uma comunidade e o momento em que as mães têm de deixar seus filhos livres para escolherem seus próprios caminhos.

 

6 – Big Fish & Begonia
Foto: Big Fish & Begonia (2016)

Essa é a animação chinesa que segue uma garota chamada Chun, que  vive em uma comunidade de seres mágicos chamada “Os Outros”. Coletivamente, eles supervisionam os fenômenos naturais encenados no reino humano. Neste mundo todos ao completarem 16 anos são enviados para o mundo humano a partir de um ritual (céu deles, nosso oceano) em forma de golfinho. Fazem isso para observar as leis naturais da Terra, mas ao explorar o mundo humano ela acaba presa em um rede de pesca. E assim surge Kun, ele tenta resgatá-la mas acaba falecendo e Chun entra em uma jornada para proteger sua alma e revivê-lo.  

O filme fala sobre auto-sacrifício, de como nossas ações causam consequências e de termos que abandonar nossas individualidades, muitas vezes egoístas, em prol de uma comunidade. Trata também o paradoxo entre as demandas conflitantes da justiça humana e as leis naturais, oferecendo a dissolução da própria existência. Atitudes de altruísmo, devoção e serviço, são demonstradas assim como nossas relações de de mãe e filha, de amizade e de autoridade.

 

Eu sei que tem muuuuitos mais e muito bons como Ghost in the Shell que é mais futurístico, Princesa Mononoke que é o favorito de muitos, Meu amigo Totoro que fez Totoro ser um dos personagens mais conhecidos, Akira, 5 centímetros por segundo, etc.  Esses filmes nos introduzem a itens culturais orientais, muitas emoções e fantasias, e nos ajudam a absorver muitos ensinamentos também.

Aproveitem que na Amazon e Netflix temos muitos deles disponíveis, além de sites próprios para animes que divulgam os filmes também.

Se joga no ar e flutua brother!

Recomendamos 👇