Primeiramente peço desculpas, pelo simples fato de que só percebi depois de pronta como essa lista talvez tenha ficado um pouco pesada ou triste, mas prometo que vale a pena cada um deles. Confia em mim!!
Aqui tem um pouquinho de cada estilo, um pouco baseado em fatos reais, animações, um thrillerzinho básico, ação, comédia e lágrimas (talvez muitas lágrimas). Como sabem, nem sempre nas listas temos tudo de nosso agrado, mas que mesmo que você não goste de um ou outro, que tal você tentar e se surpreender?
1 – Maudie
Esse filme é baseado na história real da vida de Maud Dowley (o que eu fui descobrir só no fim do filme). A obra retrata Maud que sofre de artrite desde nascença, mas sempre lutou para andar e trabalhar normalmente, mesmo que as pessoas a sua volta, inclusive seus familiares, a tratem como uma incapaz, inclusive na capacidade de cuidar de si mesma. Ela para provar sua capacidade, começa a trabalhar de empregada doméstica na casa de Everett que a trata bem mal, além de ser condenada pelo povo da cidade como escrava do amor (vamos dizer com essas palavras). Maud tem um incrível dom artístico e sensibilidade para o mesmo, e começa a pintar tudo que vê a sua volta, até que depois de um tempo ela conhece Sandra que a ajuda a vender suas pinturas e se tornar uma celebridade local.
Maud nos mostra como devemos ter determinação para fazermos o que amamos e a importância de manter o desejo de abrir nosso caminho no mundo, acreditar no nosso próprio valor. O filme tem muitas coisas legais e temas que são trabalhados, mas vemos como uma alma tão linda foi consumida pela doença, porém, deixou sua marca em nosso mundinho.
2 – O Diabo de cada dia
Uma misturinha de mistério de assassinato com suspense psicológico mais um elenco de peso não poderia dar errado né? O diabo de cada dia é ambientado entre a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Vietnã, com pequenas histórias de pessoas distintas que se entrelaçam em um certo momento. Acompanhamos mais a jornada de Arvin (Tom Holland) e os caminhos que se cruzam com os seus. Ele lida com os dramas e fantasmas familiares, bem como a dor de toda perda que teve na vida.
Tem muitas pautas nas entrelinhas, aspectos sombrios da condição humana e tudo mais que necessitam ser debatidas. Apesar de sombrio, denso e longo, temos atores que se dedicaram para os papéis desempenhados e vemos o bom resultado disso.
3 – Uma voz silenciosa
Esse eu chorei muito, podem me chamar de supersensível não ligo, mas se você assistir e não chorar um segundo que seja, eu vou achar teu coração muito frio. Brincadeiras à parte, essa é uma animação Japonesa que, pra variar, trata com muita sensibilidade e beleza vários assuntos da sociedade. Baseado no mangá de mesmo nome, em Japonês ‘Koe no Katachi’, envolve a vida de Ishida e Nishymiya do ensino fundamental ao ensino médio. Nishymiya é uma garota surda e ao chegar a uma escola nova, Ishida e alguns amigos passam a provocá-la e fazer bullying, até um momento que Ishida passa do ponto e faz com que ela transfira de escola. A partir daí vemos que o próprio Ishida passa a ser marginalizado socialmente e vamos acompanhando ele tentar voltar a ter uma vida normalse, além do seu processo de redenção. O filme lida os temas de maneira provocante e para instigar vocês (vai que funciona) eu fiquei chocada com algumas cenas. Nos faz refletir nossas condutas sociais e sobre como é comum a exclusão do “diferente” em outras culturas.
4 – Entre Facas e Segredos
Esse me intrigou desde o pré-lançamento quando diziam que se baseava nas obras da Agatha Christie, gente e como os livros da Tia Agatha são bons viu. (Aproveito a deixa para indicar mais um filme que chama Assassinato no Expresso Oriente). O filme gira em torno da morte de Harlan Thrombey (escritor de mistério renomado), encontrado por sua governanta com a garganta cortada e uma faca na mão. A gente logo pensa: ah é suicídio! Mas ainda há algumas perguntas, e para ter certeza que não estão deixando nada passar, dois policiais fazem uma pequena investigação conversando com cada um dos membros da família Thrombey e com Marta, a pessoa de maior confiança de Harlan. Enfim, ‘Entre Facas e Segredos’ é uma ótima mistura de suspense e comédia, com interrogatórios, possíveis motivos e álibis duvidosos. Entre comentários malucos e irônicos, temos música boa e elenco bom, além do sentimento de ficar preso à tela esperando o mistério ser desvendado.
5 – Estrada sem lei
Mais um filme baseado em fatos reais, vamos acompanhar a dupla Frank Hamer e Maney Gault (Kevin Costner e Woody Harrelson) que são dois heróis aposentados do Texas Ranger e foram contratados para tentar capturar Bonnie & Clyde, figuras icônicas da história do crime. O que achei interessante é poder ver a outra perspectiva, já que sempre vemos filmes retratando apenas do lado do casal. Harrelson tornou o filme mais carismático, tornando o contraste perfeito de sua dupla que nos faz esquecer a beleza da juventude sendo apenas mais um velho mal-humorado. Outra coisa legal são as fotos que colocaram no final, deu um arrepiozinho de boas, e por mais que não seja tão famoso com o filme Boonie e Clyde, foi interessante (nem que seja uma tentativa) de mostrar o que realmente aconteceu entre as duas duplas no passado.
PLUS: Se algo acontecer … Te amo
Esse é um curta de 12 minutinhos, rápido e vale a pena cada segundo em que estamos vidrados na tela. Por ser curtinho é difícil comentar sobre e não dar spoilers, mas a premissa é de um casal que se distancia cada vez mais, viajam através de um vazio emocional e culpam um ao outro por praticamente qualquer coisa após perderem a filha. É um filme sem diálogos, somos conduzidos pela animação e pela música retratando o tom. além de ter seu charme de desenhos à mão e aquarela, além de demonstrar a dor e o vazio através de sombras que tomam forma de cada membro da família. Em outros momentos fica em total silêncio fazendo que o público avalie por si mesmo como se sentiria em um momento como aquele. O filme trata de outra tema devastador que é tiroteios em escolas (outro spoiler, sinto muito), mas também nos inspira com esperança e mostra ternura e amor. Quem for chorão como eu, já se prepara, leve os lenços e assiste essa belezura.
Espero que gostem de algum e se divirtam com a telinha.
Se joga no ar e flutua brother!