Crítica: Um Pacto de Amizade é clichê moderno que vai te emocionar

Um Pacto de Amizade é um filme com a fórmula clássica de um clichê adolescente, mas de forma moderna. Leia a nossa crítica do filme do Disney+.

Um Pacto de Amizade é clichê adolescente do Disney+

Se você estiver a procura de um filminho leve, com história bem clichê, mas que traga boas reflexões, “Um Pacto de Amizade” precisa entrar na sua lista. Por isso, a indicação de hoje é esse novo lançamento do Disney+ que você precisa assistir.

O filme gira em torno da amizade de Mandy (Peyton Lee) e Ben (Milo Manheim). Os dois estão prestes a se formar e enquanto todos estão focados no baile, Mandy faz de tudo pra entrar em Harvard.

Porém, ela descobre que está na lista de espera para entrar e que uma carta de recomendação de uma personalidade importante poderia acelerar o processo. Essa pessoa seria o pai senador do garoto que ela mais odeia: Graham Lansing (Blake Draper).

Ela promete virar sua professora com a intenção de conseguir a carta com o senador, mas no caminho percebe que há coisas mais importantes que entrar em Harvard.

Crítica do filme Um Pacto de Amizade

Por mais que Um Pacto de Amizade seja mais um filme da clichê de sessão da tarde da Disney, ele traz novidades, principalmente pautas importantes.

A começar por Mandy, que foge do protagonista tímida que se apaixona por alguém popular. Diferente disso, ela só não concorda com o modo de vida normativo dos colegas ‘famosos’. Ela é tem objetiva, decidida e se impõe.

Outra boa surpresa é a relação entre Mandy e Ben. Por mais que o filme se chame “Um Pacto de Amizade”, por vezes eu senti a vontade de ver os dois como um casal, já que a maioria dos filmes tem essa narrativa, mas aqui foi diferente.

O elenco também é bem diverso e em posições de maior destaque como a própria Mandy, uma garota oriental e LaToya (Monique Green), a garota popular da escola diferente das loiras líderes de torcida que vemos.

O destaque maior fica pra relação de parceria entre Mandy e Ben, que mesmo nos desentendimentos e nas suas individualidades, permanecem juntos. Me lembrou da amizade de Elle e Lee, de A Barraca do Beijo.

Quais são os destaques do filme?

A mudança do estereótipo do protagonista popular também é algo legal de se assistir. Por mais que seja uma narrativa que funcione, surpreender o expectador é muito bom.

Isso é o que acontece quando conhecemos mais a fundo a história do Graham. O jogador também tem uma vida fora da fama da escola e conteúdo a mostrar.

Outro ponto que não costumamos a ver é o pedido de permissão para se tocar no corpo de outra pessoa. Pensando no público-alvo jovem das produções da Disney, é uma maneira natural de tratar este assunto.

O que faltou em Um Pacto de Amizade?

Acredito que a relação de Graham com os pais foi pouco explorada. Gostaria de saber mais sobre a relação de cobrança que ele tinha com o pai.

A mãe dele também me pareceu alguém bem interessante e, inclusive, achei que ela teria papel importante na relação de Mandy e Graham.

Vale a pena assistir?

Provavelmente, caro leitor, você já percebeu que eu indico produções que gostei, né? Com Um Pacto de Amizade não foi diferente.

Vale muito a pena assistir ao filme e também refletir sobre a importância das relações de amizade, além das prioridades da nossa vida.

No fim, o filme também passa a mensagem de como é importante que a gente equilibre nossos objetivos de vida com momentos de diversão. Afinal, são deles que teremos lembranças lá na frente.

Nota: 4/5

Um Pacto de Amizade já está disponível no Disney+. Confira outras dicas de filmes e séries na nossa Watchlist.

Recomendamos 👇