Estar na internet para vender algo foge do padrão presencial onde as pessoas vão até você, aqui, você vai atrás delas. As dicas que vou dar é para você sair da zona de conforto e fazer diferente dos seus concorrentes. Não adianta vir com “isso não funciona pra mim” as dicas aqui funcionam para qualquer negócio, mas você precisa fazer, ok?
ATENDIMENTO: Esse é o primeiro e você deve entender que na internet tudo é rápido e as pessoas compram as coisas por feeling, então, entenda que você deve responder rapidamente quando algum cliente entrar em contato. NUNCA deixe seu direct com mensagens abertas… pode ser que quando você responder a pessoa não tenha mais interesse.
CONHEÇA: erro da maioria das pessoas é pensar em conseguir novos seguidores, e sim você precisa aumentar sua rede de clientes, mas os que já estão te acompanhando precisam ser valorizados e você tem que entender como eles se comportam e qual o estilo deles. Pare de copiar todos os produtos que o concorrente vende. Vá direto nos seus clientes ou pessoas presentes no seu perfil e pergunte o que eles gostam de vestir, qual o estilo deles e saiba exatamente o que seus clientes gostam.
– No instagram existem as ferramentas de interação para isso como PERGUNTAS, ENQUETES, TESTE, então use-as.
EMBALAGEM: A internet é visual e eu sei que embalagens são caras, mas se você envia por correios para poucas pessoas ainda, eu investiria em embalagens personalizadas e não apenas aquelas caixas do correio. Sei que é caro, mas a personalização das coisas faz esse cliente se fidelizar e é muito mais fácil convencer um cliente que já comprou a comprar novamente do que conquistar um desconhecido. No seu negócio presencial tenha sempre sua sacola personalizada também. Embalagens ‘instagramáveis’ fazem as pessoas postarem e fazerem o próprio marketing da sua loja.
AUTORIDADE: Entenda que as pessoas não querem ver apenas fotos da camiseta que você vende, elas querem saber porque aquela camiseta é a certa para elas comprarem, então, faça posts com dicas de como utilizar de diferentes maneiras aquela roupas, faça posts dando dicas de como se vestir melhor para determinada ocasião. Nem tudo é sobre vender, é sobre agregar valor e depois causar o desejo na pessoa de comprar. Quando o cliente vem até você interessado em um produto que você nem ofereceu é a maior prova de fidelização que você pode ter já que ele confia no seu produto e nas informações que você passa… não seja mais um catálogo na internet.
BRINDES: Não necessariamente você precisa ter o melhor preço, mas precisa oferecer vantagem, com certeza. Nem sempre você precisa abaixar o preço do seu produto para vender e sim oferecer uma vantagem para quem compra.
Ex.: “Compre esta calça e leve junto um cinto”.
Entenda que mimar os seus clientes é importante para a fidelização.
POR QUE VOCÊ É A LOJA CERTA? A cereja do bolo fica sempre para o final, não é? O que mais vejo hoje no Instagram são lojas que vendem da mesma forma que no presencial e entender que o digital é diferente vai te fazer sair na frente. Produza suas próprias fotos, mande um produto para alguém influente da sua cidade, não tenha medo de mostrar seu produto no digital de diferentes maneiras. Gere burburinho com estratégias e mostre por que devem comprar de você e não de outro que faz o que todo mundo já faz. Não passamos fórmulas, preferimos guiar você que conhece bem seu público e com isso fidelizá-lo e entregar o que ele quer. Viu como tem várias ideias que você pode aplicar? Mas para isso você precisa exercitar sua criatividade.
Espero que tenha aberto sua cabeça para criar !