Certamente vocês já ouviram muitos profissionais se declararem profissionais em marketing digital, mas que na verdade apenas gerenciam páginas do facebook e perfis no instagram.
Então, eu quero te explicar como o marketing digital vai muito além do gerenciamento de mídias sociais.
Mídias Sociais:
Também conhecidas como redes sociais, são sites e aplicativos que permitem que a conexão, interação e compartilhamento de conteúdo entre os usuários. As mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp. São canais importantíssimos para uma estratégia de marketing digital.
Marketing Digital:
Usa os fundamentos do marketing para promover a interação da marca com seu público através das plataformas digitais. Assim como a publicidade faz parte do marketing, o gerenciamento das mídias sociais faz parte das estratégias de marketing digital, portanto, criar conteúdo para perfis nas mídias sociais é apenas a ponta do iceberg.
O marketing digital engloba otimizar o site usando SEO (técnicas para melhorar o posicionamento de busca do site) perante o google, links patrocinados, etc. Estratégias de marketing se juntam a gerenciamento de conteúdo de mídias sociais para formar todo esse conjunto de estratégia de marketing digital que muitas vezes, marcas e empreendedores perdem por não fazer essa aplicação de forma devida.
E por que as marcas não estão fazendo isso da maneira devida?
Porque o site é o centro dessas estratégias do marketing digital, tudo visa o fortalecimento do site que é a mídia proprietária de uma marca, de um anunciante, de um blogueiro ou de algum produtor de conteúdo pois muita gente está deslumbrada com o desempenho na performance dos likes e engajamentos que ela consegue através do instagram. Porém, se esquecem que essas mídias não são de domínio delas propriamente ditas e esquecem de fortalecer sua mídia proprietária em que ela realmente é dono, que é o site, onde se encontra todas as informações dos produtos que são oferecidos pela marca.
Uma outra dica: tenha um site com layout responsivo, um layout que esteja pronto para ser visualizado tanto nos dispositivos moveis (celulares e tablets), quanto em desktop. Isso ajuda, porque até mesmo o Google favorece o ranqueamento de site que possuem esse fator já que hoje em dia as pessoas navegam mais pelo celular.
Marketing Digital é muito mais que gerenciamento de mídias sociais, portanto, se você estiver cometendo esse erro de investir quase tudo exclusivamente nas suas mídias sociais, PARE! Pois como no passado em que achávamos que o Orkut nunca iria acabar, nós não sabemos também quando Facebook, Instagram e até mesmo o Youtube deixarão de ser úteis para a marca. Portanto, sempre visem as estratégias de marketing digital, fortalecendo seu site onde você é o proprietário de fato.
Espero que você tenha compreendido o que é Marketing Digital e o que são Mídias Sociais.
E também ter te incentivado a investir de forma mais consciente, e de uma forma mais assertiva nas plataformas que você é dono e que você gerencia. Não se esqueça que o site tem que ser usado como centro das suas estratégias.