Antes de falar sobre branding precisamos entender o que é marca.
Pra isso vou usar um exemplo.
Você vai a um mercado nas prateleiras de refrigerantes e voilá todos os produtos são iguais, sem nenhum sinal, nome, imagem, forma ou identidade. Isso é só um exemplo de como seria um mundo sem marcas, a marca é a ponte que cria relação com as pessoas, consumidores, a marca é CPF do produto.
Mas o que faz as pessoas escolherem entre um produto e outro é o branding.
Branding é o ato de gerenciar uma marca e todas ações compreendidas nesse processo para que a mesma tenha o maior valor percebido possível. Isso pode ser alcançado através da publicidade, propaganda, design, marketing, relações públicas e da maneira como o cliente é servido, atendido e até mesmo no local onde isso ocorre.
O branding pode ajudar na criação de uma marca desde o seu início até o fim, quem trabalha com branding trabalha com o futuro, estratégias e observação do mercado.
Mas o que significa isso? Significa que quem faz branding, cria todo o universo que envolve a marca com o consumidor, é mais do que consumir o produto, são a sensações, lembranças, memórias, histórias e laços que o consumidor cria com a marca, quem faz isso é o branding.
O designer tem um dos papéis mais importantes no branding, desde a logo do produto ao design de embalagem, design gráfico e social, enfim, o design é responsável por estimular nos dois sentidos mais importantes do ser humano, o tato e a visão. Por isso, é através desses dois sentidos que tudo a respeito de uma marca se comunica e consolida essa marca, porque o design comunicará o que o consumidor deve esperar do produto.
É o que sempre digo: marketing é muito mais do que vender produto, é vender sensações. Você já viu a Coca-cola vendendo seu refrigerante? E a Apple vendendo celulares? Não, porque eles não precisam. As campanhas são sempre voltadas para o ser humano, o bem estar que os seus produtos causam e como as pessoas precisam dele em sua vida.
A própria marca Café Plus investe todo o seu branding em sensações. Nossa estratégia é toda voltada para entrega de conteúdo de valor aos seus leitores, sejam eles pelo Café OFF com conteúdo mais lifestyle para quem gosta de uma conversa e o dia a dia das coisas, seja com o Café Cult para quem ama aquela série e quer saber quais opções são as melhores para maratonar no fim de semana ou pelo Café Business que é esse que vos fala: O Método Verdade faz parte do Café, mas as marcas disponibilizam o conteúdo nichado em todas os seus meios de comunicação, ou seja, você pode estar lendo esse post porque veio do @métodoverdade e pode nunca ter visto nosso conteúdo sobre séries. Sabe por quê? Nós não obrigamos nosso leitor a ler tudo que publicamos, nós oferecemos o contéudo que ele quer ler, no lugar que ele está!
Isso é branding!