O Instagram é umas das redes sociais que mais tem crescido no mundo, a queridinha de todos vem sendo cada vez mais utilizada pelos fanáticos e influenciadores. Postar fotos e vídeos de tudo quando se trata de conteúdo, desde esportes à animais de estimação, de viagens à publicidade de pequenas, médias e grandes empresas. Com este crescimento, ela se tornou uma importante ferramenta para anúncios das organizações na internet, principalmente para atrair clientes.
Muitos pensam apenas na quantidade de likes das postagens como principal métrica a ser observada, porém, existem diversas outras mais importantes.
Então vamos lá, quais as métricas que devemos observar?
As métricas de seguidores oferecem informações demográfica a respeito de quem se envolve com o perfil, ou seja, idade, gênero, localização e horários de acesso. As métricas no instagram de posts envolvem estatísticas por post, que serão explicitadas na sequência do artigo, e as métricas para stories também mostram informações semelhantes.
Principais métricas no Instagram:
Alcance
Número de pessoas que foram atingidas pelo post em questão, ou seja, pessoas únicas que viram o post nas suas redes sociais;
Impressões
Diferentemente do alcance, não é o número de pessoas, e sim o número de visualizações que o post obteve. Nesta métrica, caso alguém acesse dez vezes o post, será computado o mesmo número para as impressões;
Interações
Somatório entre todas as ações efetuadas pelos usuários nas postagens, como comentários, salvamentos, curtidas, etc. Ou seja, o número de vezes que alguém interagiu com o post. Essa métrica é muito importante pois mostra o número de pessoas que estão ativamente em contato com o post, e não somente olhando e passando adiante;
Seguidores
O número de seguidores também deve ser observado, principalmente o saldo final (follows menos unfollows) em períodos determinados;
Visualizações
Número de vezes que um stories ou vídeo foi visto, contando pessoas que viram mais de uma vez.
É importante para qualquer empresa manter o controle das estatísticas de suas mídias sociais, analisando métricas no instagram e padrões tanto de crescimento como de comportamento de seus seguidores, para assim traçar estratégias adequadas e tendências de consumo.
O like não é a métrica mais importante – e nunca foi a essência de nenhuma rede social. Basta pensar que a foto mais curtida do Instagram é literalmente um ovo.
O que mais importa nas plataformas, portanto, é o conteúdo. Afinal, é ele que move os usuários.