Storytelling: Como usar a técnica para emocionar

Storytelling é uma palavra em inglês que basicamente quer dizer “contando histórias” mas, o que contar histórias tem a ver com empreendedorismo, marketing?

A todo momento estamos contando histórias, para vender um produto, prestar um serviço, mas é importante que não seja uma história inventada, é preciso que essa história transmita sua experiência e encante quem lê/assiste.

Atualmente, o Storytelling é usado amplamente como ferramenta de marketing, como técnica para educação e transmissão de conteúdos em palestras, encontros diversos e posts nas redes sociais.

É uma habilidade, portanto, você pode aprender a contar histórias para atingir objetivos muito específicos, mas não dá para aprender uma história e contá-las simplesmente sem a menor emoção. Histórias verdadeiras geram mais impactos que histórias fictícias.

O Storytelling consiste em você dividir uma história única e real de uma empresa, de um produto, fazendo um elo de ligação entre a empresa e o cliente. Histórias de realização contadas com a emoção de quem fez, com orgulho do impacto alcançado, fazem toda diferença e podem de fato aproximar pessoas.

Sabe quando falamos que você deve vender, sem vender? O Storytelling te ajuda com isso quando você deixa de lado o vender e a sua marca toma o primeiro plano e é despertado no seu inconsciente a vontade de adquirir o produto ou de mudar de vida, dependendo do objetivo da campanha ou estratégia que foi utilizada.

Coca-Cola, Natura e O Boticário são grandes exemplos de como contar uma história pode emocionar e causar sensações que apenas uma propaganda pode não causar. Trouxe um exemplo da campanha de natal de 2016 da Coca, onde eles fizeram um curta com a atriz Isis Valverde onde ela contava toda a sua trajetória desde quando saiu da pequena Aiuruoca, no interior de Minas Gerais, e consolidou sua carreira no Rio de Janeiro. Perceba que em nenhum momento você vê “compre meu produto”. A marca é construída no decorrer do vídeo e no final você entende que a Coca-Cola é muito mais que um refrigerante, ela une as pessoas.

Uma história bem contada pode de fato encantar. E ao chegar ao coração das pessoas move-las para a compra, ou patrocínio, enfim.

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